Artigos e posts

Previous Next

Perguntas mais Frequentes sobre Hipnoterapia

Darco Sousa é graduado em Magistério, estudou psicopedagogia e trabalhou com crianças que sofriam: abusos sexuais e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH. Conheceu a PNL - Programação Neurolinguística em 1999 com sua professora de Psicologia (que estudou a PNL com os criadores: Richard Bandler e John Grinder). Graduado em Administração, estudou Desenvolvimento Humano e Coaching, fez curso de Hipnose na Academia de Hipnose Carreiriana com um dos maiores Hipnólogos e Hipnotistas do Mundo: Prof. Dr. Sc.: Antonio Carreiro (Doutor em Ciências, Mestre e Bacharel pela UFBA. Estudou Psicanálise e teorias neofreudianas no Salpêtrière, em Paris, tendo como tema central a Hipnose e sua Aplicação Terapêutica)*. Graduado no HMI - Hypnosis Motivation Institute in Tarzana, California USA no Hypnotherapy Course (Curso de Hipnoterapia). O HMI College of Hypnotherapy (HMI Faculdade de Hipnoterapia) criada em 1968 é a primeira Instituição de Hipnoterapia Nationally Accredited nos Estados Unidos e uma das maiores do mundo**. Desenvolveu o Coaching Terapêutico que somado com PNL, Hipnoterapia e Hipnoanálise tem ajudado centenas de pessoas resolverem, superar e vencer problemas psicoemocionais, traumas e desafios.

Hipnose possui alguma contra indicação?

Resposta: não. Todas as pessoas que são hipnotizadas sempre voltam melhor e nunca pior.

Uma pessoa pode ser hipnotizada sem que ela queira?

Resposta: não. Para que a pessoa seja hipnotizada é necessário que ela queira. Não é necessário que ela acredite; pois, não se trata de religião e sim de ciência. Mas é necessário que ela permita. Portanto, ela pode querer mas não crer e ainda assim será hipnotizada. Desde que a pessoa aceite ser hipnotizada, será possível.

Uma pessoa pode entrar em transe hipnótico e não retornar?

Resposta: não. Você por exemplo nunca viu um walking dead (zumbi) na rua. Mesmo que o hipnotista ou hipnoterapeuta venha a falecer durante o transe hipnótico ou passar mal e ir embora, a pessoa irá acordar do transe hipnótico em poucos minutos.

Em transe hipnótico a pessoa fará tudo o que o Hipnotista ou Hipnoterapeuta sugerir ou mandar?

Resposta: não. A pessoa nunca faria nada em transe hipnótico que não faria se estivesse fora do transe hipnótico.

Uma pessoa por meio da Hipnose pode manipular a outra pessoa?

Resposta: não. A pessoa em transe hipnótico só fará aquilo que for para ela bom, seguro e saudável. Pois, em todos os seres humanos, existe um instinto de sobrevivência, autopreservação e o superego que sempre estão acordados para proteger a pessoa de qualquer coisa que não seja segura ou que faça mal para ela. Sendo assim, em transe hipnótico a pessoa nunca fará ou aceitará qualquer sugestão hipnótica que possa fazer mal, ou seja insegura, ou provocar alguma desordem psicoemocional na pessoa.

Porque nas hipnoses de palco e nas Street hypnosis as pessoas fazem o que o hipnotista sugere?

Resposta: porque todas elas no momento em que são abordadas, são apresentadas para elas uma proposta e aceitam participar de uma dinâmica, geralmente voltada para entretenimento com Hipnose e nesta hora elas permitem que o hipnotista desenvolva dinâmicas em um contexto que envolve a hipnose. Contudo, no ambiente Terapêutico, o objetivo é diferente. É buscar as causas dos problemas psicoemocionais e realizar ações terapêuticas para melhorar a qualidade de vida e desenvolver o equilíbrio psicoemocional do cliente.

Qual a base científica da Hipnose?

Resposta: veja o playlist abaixo para assistir vários estudos que estão sendo desenvolvidos na ciência sobre a Hipnose: Hipnose e Ciência: http://www.youtube.com/playlist?list=PLaSn2byNdmIQ34GjjN-XfxM5kTabw8wjJ

O que é possível com a Hipnoterapia?

Resposta: é possível resolver e(ou) tratar problemas ou Transtornos psicoemocionais e(ou) psicossomáticos. Tais como: depressão, pânico, fobias, medos, TAG - Transtornos da Ansiedade Generalizada, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH, transtornos ou disfunções ou desordens sexuais, traumas, eliminação ou alívio e controle da dor, diminuir a força de vícios, aumentar os potenciais que a pessoa já possui, melhorar o aprendizado, aumentar o vigor físico, combater e(ou) eliminar a insônia, tratar ou eliminar alergias de fundo psicoemocionais e melhorar a qualidade de vida no contexto geral.

A Hipnose alivia a dor?

Resposta: a hipnose apenas elimina ou alivia ou controla os sintomas da dor, mas não a causa. Por exemplo: se uma pessoa está com dor de dente e a causa é uma cárie. É possível eliminar ou aliviar ou controlar a dor de dente, mas a cárie terá que ser tratada por um especialista na área de odontologia. Sendo assim, é possível resolver o problema da dor, mas a causa terá que ser investigada por um especialista e tratada. A vantagem da hipnose nesses casos de dores é que o cliente ganha uma melhora na qualidade de vida e no dia dia em relação ao sintoma e condições para poder investigar a causa até tratar o problema, como: enxaquecas e dores de cabeça, torcicolos, cólicas, dores de coluna etc. Contudo, com a Hipnoterapia é possível encontrar e resolver as causas de dores de fundo psicoemocionais e(ou) problemas psicoemocionais, proporcionando ausência de sintomas e presença de bem estar sustentável com qualidade de vida. Links de vídeos para mais informações: Anestesia Hipnótica e Hipnoanalgesia: https://www.youtube.com/watch?v=ILdt9oxK0hY e Comprovação Neurológica da Hipnose no controle ou eliminação da dor. O Estudo comprova que a hipnose não é simulação, algo de fato acontece no cérebro e na mente: https://www.youtube.com/watch?v=HfUy0ARkxi0.

Todas as pessoas podem ser hipnotizadas?

Resposta: sim. Mas segundo a literatura: 98% das pessoas têm suscetibilidade hipnótica, 1% embora ditas normais, por motivos desconhecidos, não são hipnotizadas e o outro 1% são pessoas que sofrem de patologias psiquiátricas graves, como: Alzime, Esquizofrenia, Síndrome de Down etc, que não respondem ao tratamento com Hipnose.

Qual a diferença entre PNL e Hipnoterapia?

Resposta: a PNL - Programação Neurolinguística é uma linguagem verbal ou não verbal que age neurológicamente usando da neurociência e sem transe hipnótico, enquanto na Hipnoterapia a pessoa está em estado de transe hipnótico e por meio do inconsciente busca a causa do problema psicoemocional para tratar.

Para perceber a diferença, veja dois vídeos abaixo:

Anthony Robbins usando a PNL para tratar um gagohttps://youtu.be/OJg3I0ZeLLM

Alberto Lopes tratando um caso com Hipnoterapiahttps://youtu.be/tWcrp3JlCtI

A pessoa em estado de hipnose perde o controle da mente?

Resposta: não. Em transe hipnótico ela aumenta: o foco, concentração, relaxamento, tranquilidade e é capaz de: recordar, lembrar, ver, sentir, perceber, entender e voltar psicoemocionalmente em qualquer momento da própria vida. Desde que ela deseje! A mente e os pensamentos se tornam mais nítidos e claros.

* Fonte atualizada em: 05/03/2017 - Site: Antonio Carreiro Curso Livre & Treinamento | Academia de Hipnose Carreiriana, Site: www.antoniocarreiro.com.br

** HMI has earned the distinction of being America's first hypnotherapy training school to become nationally accredited, by an accrediting agency recognized by the U.S. Department of Education, in Washington, D.C.

Organização

A Organização Darco Sousa nasceu em 2001 com desejo de desenvolver a Paixão e o Sucesso em todas as pessoas...

Em janeiro de 2016 Darco Sousa começou a parceria com a Clínica FOCO - Fisioterapia Ortopédica da Coluna e Outras especialidades... Leia na Íntegra>>

Últimas Notícias